sábado, 23 de setembro de 2017

COPA DO NORDESTE SUB-15 E SUB-17 PODE SER TORNA REALIDADE

O presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, participou nesta quinta-feira (21), em Maceió, de uma reunião com os demais presidentes de federações do Nordeste, além do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Gustavo Feijó, em que o ponto principal das discussões gerou em torno da valorização das categorias de base e conseqüentemente a criação de competições Sub-15 e Sub-17, além da Sub-20  já existente, no calendário de competições da Copa do Nordeste a partir de 2018.

De acordo com o documento apresentado aos presidentes na reunião, todos os Campeonatos Estaduais de base do nordeste seriam disputados de janeiro a junho. E os meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro seriam reservados para a realização da Copa do Nordeste, que reuniria 18 times da seguinte forma: os nove campeões estaduais das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, e os nove clubes melhores classificados no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
O objetivo das Federações e da Liga dos clubes no Nordeste é valorizar o desenvolvimento de novos atletas na região, possibilitando a formação de novos jogadores, aumentando a visibilidade no mercado. Atualmente, o número de partidas disputadas por jogadores de base dos clubes no Nordeste é menor, por exemplo, de outras regiões do Brasil, como a Sul e a Sudeste.

A intenção das Federações é acrescentar mais competições de base ao calendário da próxima temporada. “A região Nordeste ainda carece de competições regionalizadas. Os clubes serão beneficiados de várias formas. Todos terão a oportunidade de disputar as vagas, independente de competições no âmbito profissional”, destacou Gustavo Feijó, vice-presidente da CBF.

O presidente Amadeu Rodrigues saiu amplamente satisfeito da reunião e convicto que a CBF dará total a apoio a criação dessas novas categorias. “Na verdade esse assunto já vinha sendo discutido por nós há meses e agora colocamos tudo no papel por entendermos que é de fundamental importância a valorização da base nos clubes. Essas competições vão ampliar o leque de observações e com certeza os clubes irão gastar menos na formação de seus elencos num futuro não muito distante”, disse Amadeu.

A proposta de criação da Copa do Nordeste das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, será levada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A reunião aconteceu num hotel do bairro da  Pajuçara e também contou com as presenças do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho; presidente e vice-presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues e Ricardo Lima, respectivamente; presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo Neto; presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio; presidente da Federação Piauiense de Futebol (FFP), Cesarino Oliveira; presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues; e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário